É muita sujeira por metro quadrado! Os povos Europeus, por exemplo, não estão acostumados a ver tanto lixo jogado pelas ruas. Na maioria dos países da Europa há regras até de horário para retirada o lixo de dentro de casa; os cães ao sair com seus donos, estes devem estar munidos de saquinhos para coleta das fezes. Há lixeiras limpas e inteiras por toda a cidade e as pessoas tem consciência e quando não, sentem pelo menos vergonha de atirar seu lixo pelo chão!
Já aqui, nesse país de "salve-se quem puder" (em todos os sentidos), o lixo é espalhado pelas ruas como se fosse a coisa mais normal do mundo. Em algumas cidades mais "normal que nas outras", esse é o caso de Fortaleza.
Felizmente alguns municípios vem criando leis que, futuramente, deverão punir os "porcos"; quem sabe assim melhora, pois aqui educação ao meio ambiente e civilidade não se aprende na escola nem é conteúdo de ENEM; só na "porrada" mesmo - digo, só com punição e multa resolverá!
Não sou de Fortaleza, mas a amo como se fosse. Não nasci aqui, eu a escolhi como meu lar por sua beleza e por uma chamada que ela mesma fez. Foi amor a primeira vista apesar da sujeira toda! É por isso que acredito estar apta a criticar a cidade e os moradores!
SALVEM FORTALEZA!
Ela merece muito mais! Merece ser amada, cuidada e respeitada pois é de uma natureza singular, uma beleza de encher os olhos! Basta cuidá-la melhor! Respeitar o solo que pisam e o turismo que a faz grande e sobrevivente. Querem mais? Deixem a cidade limpa e terão mais: mais elogios e retorno financeiro - com o turismo todo mundo ganha. Ganha o padeiro, o sapateiro, o artesão, o vendedor de picolé, os hotéis, os restaurantes, as lojas, os shopinggs e até os pedintes.Você que fez a prova do ENEM nesse final de semana e estava na UECE, por exemplo, em especial no sábado, deve ter notado o tanto de lixo que foi deixado pelos estudantes - pessoas que num futuro bem próximo serão universitários e ainda hoje não aprenderam o que é civilidade. Será que algum dia aprenderão? Será que a imposição de multa farão dessas pessoas gente mais civilizada? Será que um dia os futuros bacharéis tratarão o meio ambiente dessa cidade com mais apreço que os que estão depositando lixo nos canteiros centrais da Barra do Ceará?
Espero que isso um dia mude e eu possa admirar ainda mais a beleza do lugar em que um dia escolhi viver!
Autoria: Elane F. De Souza OAB-CE 27.340-B (ao copiar, replicar ou citar mencione a fonte)
Foto/Créditos: Elane Souza e diáriodonordeste. Verdesmares
Baixe Gratuitamente o Ebook do Método de Aprovação 2.0 do Professor, Ex. Defensor Público Gerson Aragão, Especialista em Direito Constitucional e Processo Penal. MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Autor do Livro Entendendo a Jurisprudência do Supremo. Participa dos Projetos: Aplicativos Jurídicos para iPhone e iPad, Método de Aprovação e Informativos Resumidos.